Por Redação em 20/08/2020

O relatório Tendências Globais no Investimento em Energia Renovável 2020 apresenta que a energia renovável tem ficado mais econômica do que nunca, contribuindo para o desenvolvimento sustentável: 78% da capacidade de geração adicionado globalmente em 2019 foi em energia eólica, solar, biomassa e resíduos, geotérmica e pequenas hidrelétricas.

O estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Centro de Colaboração da Escola de Frankfurt da Bloomberg NEF (BNEF), aproxima o mundo do cumprimento dos objetivos firmados no Acordo de Paris, isto é, não exceder +2ºC até 2050. Mas o que isso tem a ver com a sua empresa?

A partir do momento que a sua empresa opta por uma energia de baixo carbono, além de contribuir com a diminuição dos gases poluentes, ela passará a pertencer ao grupo que define e apoia dois movimentos globais bastante representativos: a recuperação econômica e o Acordo de Paris.

Entenda o compromisso da ENGIE com o desenvolvimento sustentável nas empresas

No Brasil, a ENGIE colabora de forma efetiva para o cumprimento destes objetivos, em função da sua matriz predominantemente limpa e das iniciativas em curso para a redução das emissões de CO₂ de suas atividades (descarbonização do portfólio, ampliação da eficiência energética, redução do consumo de combustíveis fósseis, dentre outras). Clique para saber mais a respeito do nosso compromisso com a descarbonização.

Assim como a ENGIE, e tantas outras corporações, a sua empresa também pode fazer parte desse desenvolvimento sustentável ao contratar soluções de descarbonização. A ENGIE, comprometida com a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas, desenvolve ativamente iniciativas de baixo carbono, alinhadas com pilares estratégicos internos de Descarbonização, Descentralização e Digitalização, bem como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.

Como ter energia de baixo carbono: conheça soluções para descarbonização

Por meio do Mercado Livre de Energia, a ENGIE oferece soluções para a descarbonização, também conhecidas como “produtos verdes”, a partir de créditos de carbono, contratos de energia renovável (ENGIE-REC) e certificados de energia renovável (I-REC).

Estas soluções permitem ao cliente compensar, reduzir (de forma direta ou indireta) ou até zerar as suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Alternativas que oferecemos para empresas que desejam ter a sustentabilidade como valor agregado, e, assim, contribuir para um mundo com uma consciência mais coletiva.

Banner Saiba mais sobre energia renovável com garantia de origem

Por exemplo, ao obter um Contrato de Energia Renovável da ENGIE (ENGIE-REC) dentro do Mercado Livre de Energia, grandes entidades industriais ou comerciais formam um acordo direto com uma unidade geradora de energia específica da ENGIE. Neste caso, o consumidor possui, por meio do contrato firmado com a ENGIE, a garantia de Energia Certificada – o consumo proveniente de uma fonte renovável e livre de emissões de gases de efeito estufa. Saiba mais sobre as vantagens de obter energia certificada. <incluir link blopost Energia Certificada>

Contrato ENGIE-REC: atributo ambiental a partir das usinas eólicas e hidrelétricas da ENGIE

Dessa forma, através do ENGIE-REC, uma empresa específica pode zerar suas emissões de Escopo 2 em seu inventário (emissões indiretas de GEE provenientes da aquisição de energia elétrica e térmica que é consumida pela empresa). Abaixo, confira o infográfico que resume as vantagens de obter um Contrato de Energia Renovável com a ENGIE. 

Entenda o fluxo do contrato de energia renovável ENGIE

Através do ENGIE-REC, ou de outras soluções de descarbonização da ENGIE, a sua empresa adquire benefícios a longo prazo através da neutralização, compensação e/ou redução das emissões de carbono e promove a geração de energia renovável no país. Além disso, passa a comprovar o consumo de energia a partir de fonte renovável exclusiva da ENGIE, facilitando a entrega e verificação de inventários de GEE, por exemplo.

Ao firmar a parceria com a ENGIE, sua empresa agrega valor à sustentabilidade, contribuindo também para um posicionamento como organização que pensa no futuro e que se preocupa com o que recebe e entrega ao meio ambiente. Uma condição que favorece ações, iniciativas e programas socioambientais.

Se você busca solidez e confiança com a maior produtora independente de energia elétrica do país, é sinal de que juntos podemos contribuir para um desenvolvimento cada vez mais sustentável, favorecendo a recuperação econômica, mas também contribuindo sempre com as próximas gerações.

Banner Soluções de Descarbonização ENGIE