Por Redação em 03/03/2021

A BRF — dona de marcas como Sadia, Perdigão e Claybom — quer estimular a adoção de energia solar por granjas parceiras. Para isso, firmou um convênio com o Banco do Brasil para que a instituição forneça crédito aos granjeiros para o investimento.

O banco vai disponibilizar R$ 200 milhões em limites de crédito que, no projeto piloto, estão direcionados às granjas de Santa Catarina e Paraná. Contudo, a empresa espera ampliar o programa para 100% dos parceiros já na segunda fase.

De acordo com Fábio Stumpf, diretor geral de Agropecuária da BRF, o objetivo é oferecer melhores condições de financiamento ao produtor. “Outro ponto importante é que a BRF está fazendo um pool de compras no mercado de modo que o produtor tenha acesso a um equipamento com tecnologia de ponta, garantia estendida e um custo menor do que se fosse comprar diretamente do fornecedor”, acrescentou o executivo em comunicado.

Projeto de energia solar está alinhado com metas sustentáveis da BRF

A versão piloto do programa de energia solar da BRF deve começar já no primeiro trimestre deste ano. E a medida está em linha com o plano da empresa de aumentar em 50% sua autoprodução de eletricidade a partir de fontes limpas ou renováveis. Objetivo que ela espera alcançar dentro dos próximos dez anos. Essa meta faz parte do Visão 2030, com o Plano BRF de Sustentabilidade.

O plano inclui compromissos em diversas áreas, que vão de bem-estar animal a embalagens e diversidade. Entre as metas ligadas ao meio ambiente, estão, por exemplo, a redução do consumo de água e das emissões de gases do efeito estufa.

“O compromisso com a sustentabilidade faz parte da cultura BRF, e a Visão 2030 conta com uma agenda de ponta a ponta do negócio”, avalia Stumpf. E acrescenta que isso vai “desde a compra dos insumos até a logística e o consumo dos nossos produtos”.

Além disso, a BRF afirmou que suas metas sustentáveis estão em linha com a Agenda 2030 da ONU e se correlacionam com 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da organização.

Agronegócio

A ENGIE Brasil, maior empresa privada de geração de energia, transporte de gás e soluções energéticas do país, produziu uma série especial de vídeos com foco no agronegócio nacional. O novo canal disponível no blog Soluções ENGIE e também no perfil da ENGIE do youtube, traz entrevistas com especialistas e referências do segmento sobre geração de energia de fontes renováveis, novas tecnologias e as tendências do agribusiness.

Saiba mais