Por Redação em 07/12/2020

A partir de 1º de janeiro, entra em vigor o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) horário. Ou seja, o cálculo do preço spot da energia — referência para o mercado de curto prazo — vai passar a ser horário e não mais semanal. Para ajudar na transição, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) disponibilizou uma ferramenta de cálculo. Trata-se da versão simplificada de um simulador para que usuários calculem os efeitos do PLD horário, avaliando diferentes cenários.

A disponibilização do simulador “atende a uma das principais solicitações dos próprios agentes em pesquisa recente realizada pela CCEE”, afirma a entidade, em comunicado. Ele permite, ainda, avaliar “diferentes cenários e hipóteses, possibilitando que o usuário se antecipe a possíveis situações trazendo transparência e informação”.

A CCEE ressalva, contudo, que o objetivo do simulador do PLD horário é “auxiliar os agentes na avaliação dos efeitos do Preço Horário com simulações hipotéticas”. E acrescenta “que não se recomenda seu uso para análises consolidadas ou para a tomada de decisões.”

Simulador do PLD horário leva em conta geração e consumo nos diferentes segmentos e fontes

Para fazer as simulações, basta acessar o site da CCEE e, então fazer o download do arquivo do simulador. Ao abri-lo, o usuário encontra uma tela inicial na qual deve pôr alguns dados.

Primeiro, informa a data de início e fim da simulação. O simulador contempla o período máximo é de 1º de janeiro de 2019 até 31 de agosto de 2020. Ele escolhe, então, se o cenário de preços vai considerar a base original do PLD/Encargos ou se vai informar os dados de PLD/Encargos manualmente. Há, ainda, a opção de inserir ou não o Fluxo MRE.

Além disso, ele indica a região em que está e inclui os dados de consumo, geração e dos contratos mensais. Depois disso, basta clicar no botão “Visualizar base de perfil de modulação”. Os perfis têm como base a “média de consumo/geração em cada hora de um dia típico para os diferentes segmentos de consumo e fonte de geração”, diz a CCEE.

Há mais informações dentro do próprio simulador. Para ter acesso a elas, basta, clicar no botão de interrogação na tela inicial.

PLD Horário

O PLD Horário entra em vigor em 1º de janeiro de 2021. A ENGIE presta um serviço especializado em gestão de energia, visando identificar as melhores oportunidades no mercado de energia. Nossas soluções integradas abrangem desde o planejamento energético, orçamento, planejamento de suprimentos em energia, consultoria econômico-financeira e regulatória em projetos de autoprodução de energia e sistemas de gestão.

Converse com nossos especialistas