Por Redação em 04/06/2021

Responsável por 65% da capacidade instalada elétrica do Brasil, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a energia hidrelétrica é aquela gerada ao transformar a força da água, geralmente de um rio, em energia elétrica. O aproveitamento da água como fonte de energia exige a instalação de grandes infraestruturas hidráulicas: as usinas hidrelétricas. 

Essas usinas são do tipo fio d´água, onde não há represamento, ou, em sua maioria, contam com turbinas que rodam impulsionadas pela pressão da água em um rio que foi previamente represado. Quando giram, essas turbinas acionam diretamente os geradores que estão na represa. A turbina transforma a energia cinética em energia mecânica. O eixo da turbina está unido ao do gerador elétrico, que ao girar converte a energia mecânica em energia elétrica. 

Quanto ao tipo de reservatório, as usinas hidrelétricas são classificadas em três tipos: usinas a fio d’água (praticamente sem capacidade de regularização), usinas com reservatório e usinas reversíveis ou de bombeamento. 

Funcionando como uma fonte firme de energia, a produção gerada por uma usina hidrelétrica é totalmente renovável e considerada fundamental para a transição energética e para a descarbonização da economia. Maior produtora independente de energia do mundo, a ENGIE tem em seu portfólio no Brasil 12 hidrelétricas, totalizando uma capacidade instalada de 8.102 MW.

Vantagens e desvantagens da energia hidrelétrica

As principais vantagens da energia hidrelétrica são o seu custo, sua alta capacidade de produção e o fato de ser uma fonte renovável e com zero emissão de carbono. As hidrelétricas também garantem que outras fontes renováveis sejam instaladas, como as eólicas e solares, que são intermitentes. Um dos principais impactos da energia hidrelétrica são as áreas alagadas e, em alguns casos, a necessidade de realocação de comunidades. No entanto, na maior parte das vezes essa mudança gera melhorias para aquelas pessoas impactadas.

No Brasil, a energia hidrelétrica responde pela maior parte da capacidade instalada, segundo dados da Aneel.

Veja quais são os principais elementos de uma usina hidrelétrica: 

  • Barragem: Tem como finalidade interromper o ciclo natural do rio, criando um reservatório de água. 
  • Represa: é o local de armazenamento de água, propriamente dito. 
  • Usina: é a construção onde estão localizados os grupos de geração de energia.
  • Usina hidrelétrica: usina na qual a energia elétrica é obtida por conversão da energia potencial e cinética da água. 
  • Usina a fio d’água: usina hidrelétrica ou pequena central hidrelétrica que não dispõe de reservatório de água ou têm reservatórios pouco relevantes. 
  • Usinas com reservatório: possuem reservatórios de acumulação que armazenam água e regulam seu funcionamento para atender as demandas de energia. 
  • Usinas reversíveis ou de bombeamento: são aquelas que possuem um mecanismo de bombeamento de água de um reservatório inferior para um superior conforme a vazão hidráulica.