Por Redação em 07/06/2021

Imagine comprar energia pela internet, da mesma forma que se adquire roupas, livros e outros itens cotidianos no ambiente digital. Entre no site, faça sua escolha, preencha alguns dados, escolha a forma de pagamento e pronto: transação efetuada, de forma segura e ágil. Essa é a proposta do Energy Place, canal digital lançado pela ENGIE para proporcionar mais conveniência, facilidade e confiabilidade aos agentes do Mercado Livre de Energia.  

A iniciativa representa mais um passo importante da empresa para estender aos clientes os benefícios da digitalização – um processo já bastante acelerado internamente. Na entrevista a seguir, o diretor de Comercialização de Energia da ENGIE, Gabriel Mann dos Santos, explica a relevância desse movimento para atender às necessidades do mercado.  

O que motivou o lançamento do Energy Place?  

O lançamento dessa plataforma representa mais um passo em nossa jornada de digitalização, que acompanha – e busca antever, sempre que possível – a própria dinâmica do mercado em que atuamos. No caso do Mercado Livre de Energia, desburocratizar as operações representa um grande desafio, pois é preciso ganhar agilidade sem perder confiabilidade, em um ambiente complexo. A tecnologia alavanca esse ganho, com segurança.  No caso do Energy Place, a plataforma permite que as negociações e fechamentos para a compra de energia sejam realizados de forma confiável e rápida, com total transparência entre os envolvidos.   

E como a plataforma melhora a experiência do cliente? 

A nossa busca, contínua, é por atender nossos clientes de maneira integrada e assertiva, independentemente da dimensão e do momento da jornada em que eles se encontram. De uma pequena empresa que acabou de ingressar no Mercado Livre à indústria de grande porte que já opera nesse ambiente há anos, todos precisam de suporte, conveniência, agilidade e segurança. É assim que pautamos nosso relacionamento, tanto nas plataformas digitais quanto no atendimento personalizado do nosso time de especialistas em energia. Então a ferramenta foi criada para oferecer ao cliente o apoio adequado em cada etapa do processo, para diferentes perfis de negócio. Mas vale ressaltar que o Energy Place não se destina exclusivamente às empresas que já são clientes da ENGIE. Entendemos que os ganhos gerados por essa solução seriam relevantes para todo o mercado e, por isso, abrimos o acesso para consumidores livres e especiais e outros agentes do ambiente livre. 

Quais os destaques entre as ferramentas disponibilizadas no Energy Place?  

Como grande destaque, a plataforma oferece a compra de energia para fechamento de mês, estendida a todos os agentes do Mercado Livre, de forma 100% digital. Além desse e-commerce de energia, a ferramenta oferece a gestoras e clientes da ENGIE informações importantes para o gerenciamento dos contratos: histórico de consumo, dados segmentados por unidades consumidoras e garantias financeiras, entre outros aspectos relevantes. Também funciona como um canal de relacionamento e atendimento digital, com abertura de chamados para interação direta com os nossos especialistas. Na prática, tudo isso simplifica e melhora a relação dos nossos clientes e parceiros com seus ativos de energia.