Por Redação em 20/08/2019

Para contribuir e fazer parte de um mundo mais sustentável, a ENGIE desenvolveu iniciativas de baixo carbono alinhadas com os pilares estratégicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Empresas que apostam na descarbonização e desenvolvimento sustentável ganham benefícios imediatos como:

  • Sustentabilidade como valor agregado;
  • Neutralização, compensação e redução das emissões de carbono;
  • Comprovação do consumo de energia a partir de fonte renovável exclusiva;
  • Ganho de imagem e criação de valor;
  • Contribuição em ações, iniciativas e programas socioambientais;
  • Solidez na parceria com a maior produtora independente de energia elétrica do país.

Conheça as iniciativas de baixo carbono ENGIE

Para descarbonizar a sua empresa e as próximas gerações, clique aqui!

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU compõem uma agenda de desenvolvimento sustentável com 17 objetivos globais, que devem ser implantados até 2030.

Saiba como a ENGIE contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ENGIE participa do movimento pelos ODS desde 2012, evidenciando o exemplo de como é possível criar iniciativas sustentáveis, e ao mesmo tempo, manter a lucratividade das organizações, minimizar impactos ambientais e potencializar o âmbito social.Estudos realizados pela ONU apontam que mais de 50% dos habitantes do planeta, o equivalente a 4 bilhões de pessoas, ainda não possuem acesso à energia elétrica regular e a preço acessível, dependendo de lenha e carvão para produção de alimentos, aquecimento de água e lazer.

O que a ENGIE tem feito para contribuir

A ENGIE colabora de forma efetiva para o cumprimento destes objetivos, afinal grande parte da sua matriz energética vem de fontes renováveis, o que contribui com as iniciativas em curso para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de suas atividades.

A Usina Fotovoltaica Assú V é um projeto totalmente desenvolvido e implantado pela ENGIE. Com capacidade instalada de 30 MW e certificada pela ONU no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, Assú V vai gerar, além de energia renovável, créditos de carbono ao evitar a emissão de mais de 46 mil toneladas de CO2 por ano.

Uma das metas do 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável é incentivar as empresas de grande porte e as transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

O que a ENGIE tem feito para contribuir

Para colaborar com a produção e o consumo responsável de energia, a ENGIE oferece contratos de fornecimento de energia renovável no Mercado Livre de Energia que garantem, além da origem da geração de energia, exclusividade do atributo ambiental a partir das usinas eólicas e hidrelétricas da ENGIE.

Além disso, a empresa desenvolveu o projeto “A onda é reciclar”, cujo objetivo é combater os desperdícios, promover a reciclagem e o descarte adequado dos resíduos produzidos e recebidos na sede da ENGIE Brasil Energia, em Florianópolis, por meio de campanhas de conscientização desenvolvidas junto aos colaboradores.

O ODS 15 visa conservar e restaurar o uso de ecossistemas terrestres, como florestas, zonas húmidas, terras secas e montanhas até 2020. O fim do desmatamento é vital para mitigar o impacto das mudanças climáticas. Medidas urgentes devem ser tomadas para reduzir a perda de habitats naturais e da biodiversidade.

O que a ENGIE tem feito para contribuir

O Complexo Fotovoltaico de Floresta, em Areia Branca/RN, gera energia limpa e renovável equivalente ao consumo anual residencial de mais de 350 mil pessoas. Além de reduzir as emissões de GEE da matriz energética brasileira, o complexo ENGIE gera inúmeros benefícios socioambientais para a região, incluindo a geração de emprego e renda, a capacitação e o treinamento da população local, a pesquisa e educação na área de biodiversidade, entre outros.

Conheça as soluções da ENGIE para a descarbonização da sua empresa.