Por Redação em 30/06/2020

“The Great Reset” ou “O Grande Reinício” será o tema da cúpula dupla a ser convocada pelo Fórum Econômico Mundial em janeiro de 2021. A 51ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial reunirá líderes governamentais, empresas, sociedade civil e partes interessadas de todo o mundo. A reunião se dará em uma configuração exclusiva que inclui diálogos presenciais e virtuais.

A transição energética para uma economia de baixo carbono estará no centro dos debates. “Temos apenas um planeta e sabemos que as mudanças climáticas podem ser o próximo desastre global, com consequências ainda mais dramáticas para a humanidade. Temos que descarbonizar a economia na curta janela que ainda resta e harmonizar nosso pensamento e comportamento com a natureza ”, disse Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial.

O Fórum também buscará um esforço para debater a desigualdade social e inclusão.”É necessário um grande reinício para construir um novo contrato social que honre a dignidade de todo ser humano”, acrescentou Schwab “A crise global da saúde revelou a insustentabilidade de nosso antigo sistema em termos de coesão social, falta de oportunidades iguais e inclusão. Também não podemos dar as costas aos males do racismo e da discriminação. Precisamos incorporar nesse novo contrato social nossa responsabilidade intergeracional para garantir que atendamos às expectativas dos jovens. ”

Fórum Econômico Mundial atrairá jovens

A cúpula de 2021 será bastante diferente e, além de reunir líderes governamentais e de negócios do mundo todo, será impulsionada por uma geração mais jovem, para garantir que o diálogo Great Reset vá além dos limites do pensamento tradicional e seja realmente voltado para o futuro.

Para isso, o fórum atrairá milhares de jovens em mais de 400 cidades ao redor do mundo (a Comunidade Global Shapers) que serão interconectados por uma rede de hubs virtual para interagir diretamente com os líderes reunidos em Davos. Cada um desses hubs permitirá que todos os interessados no diálogo possam interagir. Além disso, as redes globais de mídia e mídias sociais mobilizarão milhões de pessoas, permitindo que compartilhem suas contribuições e, ao mesmo tempo, forneçam acesso às discussões da Reunião Anual em Davos.

No período que antecede a Reunião Anual, o Fórum Econômico Mundial vai promover a série virtual The Great Reset Dialogues. Esses diálogos são uma iniciativa conjunta do Fórum Econômico Mundial e do Príncipe Charles (Príncipe de Gales). Contribuições para o Great Reset poderão ser enviadas por meio do UpLink, a plataforma digital do Fórum Econômico Mundial para reunir fontes de inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.