Por Redação em 08/06/2020

O prazo para a entrega do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) do Programa Brasileiro GHG Protocol encerra em 30 de junho.

O documento da sua empresa já está pronto? Se não estiver, é importante se apressar e reunir as evidências que comprovam o compromisso com a redução das emissões de gases nocivos à atmosfera no ciclo 2020 do programa.

O Programa Brasileiro GHG Protocol busca estimular que o entendimento, a quantificação e o gerenciamento das emissões de GEE façam parte da cultura corporativa. Assim, promove a elaboração e a publicação dos inventários com foco em mitigar o impacto ambiental das organizações.

Além do bom resultado para o meio ambiente, a produção do inventário ajuda as empresas a se enquadrarem em padrões de qualidade internacional que podem ser decisivos para a realização de negócios com companhias que prezam por boas práticas ambientais.

>> Conheça iniciativas de baixo carbono para o seu inventário de GEE

Ações para incluir no seu inventário de emissões de gases do efeito estufa

O inventário de emissões de gases do efeito estufa da sua empresa deverá indicar que ações estão sendo adotadas para reduzir o impacto da empresa no meio ambiente, especialmente no que se refere à emissão de carbono e outros gases poluentes.

Investir em energia renovável é uma das maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo, considerando a origem sustentável da eletricidade, que constitui um dos insumos essenciais para negócios de todos os setores.

Na ENGIE, desenvolvemos iniciativas de baixo carbono para que sua empresa possa realizar o inventário de emissões dentro do prazo e de acordo com as necessidades energéticas e ambientais da operação.

I-RECs

Os I-RECs consistem em certificados que comprovam a origem renovável da energia elétrica utilizada na sua empresa. Com eles, é possível neutralizar a emissão de GEE no escopo 2 do inventário corporativo e melhorar indicadores ambientais, como o Carbon Disclosure Program (CDP), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e Down Jones Sustainability Index (DJSI).

Ao adquirir I-RECs, sua empresa produz o inventário de emissões de gases do efeito estufa da sua empresa dentro do prazo, indicando a redução de carbono emitido através da energia elétrica. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia renovável.

>> Saiba mais sobre os I-RECs da ENGIE

ENGIE-REC

Os ENGIE-RECs são contratos de fornecimento de energia no Mercado Livre com garantia da origem renovável que podem até zerar a emissão de GEE no escopo 2 do inventário de emissões de gases do efeito estufa. Assim, quando sua empresa escolhe investir em um ENGIE-REC, tem a certeza de que a eletricidade consumida é proveniente de uma usina renovável da ENGIE.

Além da iniciativa sustentável, sua empresa contribuirá com projetos socioambientais que desenvolvemos no entorno das usinas. Em parceria com a ENGIE, todas as unidades da L’Oréal Brasil serão abastecidas com energia renovável produzida em nossa usina eólica de Trairi, no Ceará.

Você pode conhecer de perto essa história no vídeo abaixo:

>> Saiba mais sobre o ENGIE-REC

Créditos de Carbono

Ao produzir energia renovável, a ENGIE deixa de emitir toneladas de carbono na atmosfera, gerando créditos que podem ser usados para que sua empresa compense até 100% das emissões nos escopos 1, 2 e 3 do inventário corporativo.

Com os Créditos de Carbono da ENGIE, sua empresa contribui para a redução do efeito estufa e para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

>> Saiba mais sobre os Créditos de Carbono da ENGIE

Quer cumprir o prazo do seu inventário de emissões de gases do efeito estufa com iniciativas de baixo carbono da ENGIE? Vamos conversar.