Por Redação em 26/07/2019

O que são certificados de energia renovável (I-RECs) e como a sua empresa pode se beneficiar?

A responsabilidade socioambiental vem se tornando um importante elemento de competitividade e riqueza das grandes empresas, desenvolvendo um valor social em escala global.

Para empresas com pressa de futuro e que pensam nas próximas gerações, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio do uso de energias renováveis é uma maneira de agregar valor e contribuir com um futuro mais sustentável.

No Brasil, toda energia elétrica gerada, seja de fontes renováveis ou não, é injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e percorre uma rede de transmissão até o local em que será consumida. Desta forma, ao receber a energia da distribuidora local é impossível rastrear fisicamente a sua fonte. Mas então como garantir que a energia que a minha empresa está consumindo vem de fontes renováveis?

Como funcionam os I-RECs:

Os I-RECs comprovam que a eletricidade consumida pela sua empresa é proveniente de fonte de energia renovável, podendo ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia) do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Quando uma usina geradora é certificada, os I-RECs acompanham a energia que foi produzida, e quando um consumidor adquire um I-REC, ele se apropria, por meio de um certificado, de uma parcela da energia que foi injetada no sistema.

Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia elétrica renovável

Certificados de Energia Renovável (I-RECs) no Brasil

De acordo com dados do Instituto Totum, emissor credenciado de I-RECs no Brasil, o Programa de Certificação de Energia Renovável brasileiro mantém trajetória de crescimento e chegou à marca de 1,3 milhão de certificados comercializados em 2018, o que já é um valor cinco vezes superior ao comercializado em 2017. Em 2019, a estimativa é chegar a 3 milhões de certificados. Veja, abaixo, o gráfico de evolução:

A demanda por I-RECs sinaliza o compromisso para um futuro de carbono zero, e a ENGIE é sua parceira.