Por Redação em 09/12/2020

A Maratona PLD Horário da ENGIE reuniu, durante três dias, alguns dos principais especialistas de mercado e respondeu a perguntas de aproximadamente 1.400 participantes inscritos.

O primeiro dia da Maratona reforçou a importância de contratos adequados e redução de encargos para o setor.
“Consumidores, geradores e comercializadores precisarão ficar atentos à modulação de seus contratos, de acordo com seus consumos, para evitar a exposição (aos efeitos do PLD horário)”, afirmou Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Veja como foram os debates:

Soluções para todos os gostos de consumidores

No segundo dia de debates o foco foram as soluções para que as empresas aproveitem o melhor do novo cálculo do preço da energia no mercado de curto prazo.

“A implementação do PLD horário vai demandar dos serviços de gestão e consultoria uma atitude muito mais proativa”, afirmou Emílio Lacerda, executivo Comercial de Segmentos e Clientes Estratégicos de Soluções da ENGIE.
Para os participantes do debate, a gestão será o processo-chave, a palavra-chave nos próximos anos. “Mas não há gestão sem medição”, resumiu Matheus Amorim, diretor Comercial de Soluções da ENGIE.

Veja o vídeo do segundo dia do debate:

Maratona PLD Horário destaca importância da medição

O terceiro e último dia de debates da Maratona destacou os novos produtos de energia que vão surgir a partir da nova formatação de preço. Consenso entre os participantes que gerenciar a energia vem se tornando cada vez mais relevantes para as empresas, e se tornará ainda mais em um cenário de precificação horária.

Lívia Godoy, especialista de Inteligência de Mercado e Marketing de Energia da ENGIE, falou das ferramentas que a ENGIE dispõe para que o consumidor possa conhecer melhor seu perfil de consumo e assim buscar contratos de energia mais adequados. Ferramentas líderes de mercado como o Follow Energy e o Energy Place.
“Como foi falado várias vezes durante o evento, o que não é medido não é gerenciado”, afirmou. “Nesse cenário de PLD horário a medição se torna muito importante para que o consumidor possa adequar seu perfil de consumo e fazer o gerenciamento”, concluiu.

Veja o debate:

 

PLD Horário

O PLD Horário entra em vigor em 1º de janeiro de 2021. A ENGIE presta um serviço especializado em gestão de energia, visando identificar as melhores oportunidades no mercado de energia. Nossas soluções integradas abrangem desde o planejamento energético, orçamento, planejamento de suprimentos em energia, consultoria econômico-financeira e regulatória em projetos de autoprodução de energia e sistemas de gestão.

Converse com nossos especialistas