Por Redação em 03/12/2020

O terceiro dia de debates da Maratona PLD Horário teve como tema “Produtos e impactos para geradores e comercializadores de energia”. O foco os novos produtos de energia que vão surgir a partir da entrada em vigor do novo preço horário, com foco na área de comercialização.

O Preço de Liquidações das Diferenças (PLD) horário entra em vigor em 1º de janeiro de 2021. De acordo com os participantes do último dia do evento, gerenciar a energia vem se tornando cada vez mais relevantes para as empresas, e se tornará ainda mais em um cenário de precificação horária.

“Existe uma necessidade de uma compreensão maior dos agentes de mercado quanto a adoção do PLD Horário”, afirmou Antonio Previtali Jr., gerente de Comercialização de Energia da ENGIE.

Previtali falou dos riscos e oportunidades aos quais os consumidores livres devem estar atentos com a implementação efetiva do preço horário.

“O principal item de atenção está relacionado à modulação dos contratos. Os clientes que são atendidos por uma modulação já aderente ao seu perfil de carga já estão plenamente atendidos, então não serão impactados pelo preço horário. Já os clientes que são atendidos por uma modulação flat – onde o volume de energia vendido é igual em todas as horas do dia –, esses sim podem sentir impactos, alguns deles negativos, pelo fato de eles consumirem mais energia em que o PLD horário é superior ao preço de contrato ou por consumirem menos energia em momentos que o PLD Horário é inferior, o que pode causar uma perda financeira significativa”, explicou.

Complexidade aumenta necessidade de entendimento

Maury Garrett, gerente de Inteligência de Mercado e Marketing de Energia da ENGIE, destacou que existe uma expectativa de grandes mudanças e da criação de novos produtos para o setor de energia, mas é importante entender a dinâmica e a arquitetura do mercado brasileiro.

Garrett observou que gerenciar a energia vem se tornando cada vez mais relevante para as empresas e se tornará ainda mais no cenário de nova precificação.

“O mercado de energia está se tornando muito complexo”, afirmou, acrescentando que a nova precificação abre novas oportunidades de negócios, por exemplo, de baterias. “É uma dinâmica bem diferente que a gente vai viver, por exemplo, em termos de digitalização e armazenamento de energia”, pontuou.

“O PLD Horário é um tema fundamental para tornar o setor mais eficiente e está em linha com a reforma e modernização do setor de energia no Brasil”, afirmou Alexandre Lopes, vice-Presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Para Lopes, o novo formato vai ampliar a migração para o mercado livre, por ampliar as oportunidades para os consumidores. No entanto, segundo o executivo, é importante aprimorar o PLD estrutural.

“Não adianta dar sinal de preço, mas o sinal de preço não chegar ao consumidor, esse processo tem de ser paralelo. Além disso, é preciso o alinhamento do PLD com as tarifas dos consumidores. De outra forma, o consumidor ficará sem saber a que sinal reagir”, afirmou, acrescentando que o preço horário abre oportunidades para fontes renováveis como a solar e a eólica.

O que não é medido não é gerenciado

Lívia Godoy, especialista de Inteligência de Mercado e Marketing de Energia da ENGIE, falou das ferramentas que a ENGIE dispõe para que o consumidor possa conhecer melhor seu perfil de consumo e assim buscar contratos de energia mais adequados.

Ferramentas líderes de mercado como o Follow Energy, para gerenciamento de energia, e o Energy Place, plataforma inovadora foi desenvolvida para simplificar a negociação e gestão de contratos de energia no Mercado Livre, que pode ser acessada por clientes e não clientes da ENGIE.

“Como foi falado várias vezes durante o evento, o que não é medido não é gerenciado”, afirmou. “Nesse cenário de PLD horário a medição se torna muito importante para que o consumidor possa adequar seu perfil de consumo e fazer o gerenciamento”.

A Maratona PLD Horário da ENGIE reuniu, durante três dias, alguns dos principais especialistas de mercado e respondeu a perguntas de aproximadamente 1.400 participantes inscritos.

PLD Horário

O PLD Horário entra em vigor em 1º de janeiro de 2021. A ENGIE presta um serviço especializado em gestão de energia, visando identificar as melhores oportunidades no mercado de energia. Nossas soluções integradas abrangem desde o planejamento energético, orçamento, planejamento de suprimentos em energia, consultoria econômico-financeira e regulatória em projetos de autoprodução de energia e sistemas de gestão.

Converse com nossos especialistas