Por Redação em 09/06/2021

Como criar um ecossistema empreendedor? Esta é a questão central do livro Pontes para a Inovação, de Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio, que reuniram na obra outros 30 autores para discutir o tema. Lançado no dia 20 de abril, o material foi viabilizado por meio do patrocínio da ENGIE, juntamente com um grupo de empresas que apostam na inovação, além do Sebrae Santa Catarina e da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). 

O livro apresenta 32 vetores que transformaram Florianópolis (SC) em uma das cidades mais competitivas para o desenvolvimento de negócios nas áreas de tecnologia e inovação no Brasil. Para os organizadores, qualquer município, com as ferramentas adequadas, também pode se tornar um polo de inovação e, com isso,  proporcionar melhorias para toda a população. 

Os organizadores, entusiastas do processo de inovação na capital catarinense, também atuam no fomento do empreendedorismo e de novas soluções estratégicas para o desenvolvimento. Com essa filosofia, toda a renda obtida com a venda do livro será destinada ao apoio de projetos de formação de talentos na área da tecnologia. A iniciativa será direcionada, especialmente, a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Objetivo é fortalecer e expandir cultura de empreendedorismo e inovação

Segundo os organizadores, o livro é um importante guia para gestores públicos e de áreas de inovação em grandes organizações, bem como um material essencial tanto para investidores quanto para empreendedores. 

Dividido em dez grandes blocos de conteúdo, a obra traz alguns macrotemas, como Governo, Educação e Capacitação, Investimentos, Gestão, Infraestrutura, Pessoas, Relacionamentos, Integração, Negócios e Social. Logo após a introdução do tema, a trajetória da cidade de Florianópolis, no quesito inovação, é apresentada, com vários dados e evidências que a colocam como exemplo de desenvolvimento na área. 

O material também aborda os desafios para o mercado, não apenas em Florianópolis, mas também em todos os municípios que quiserem fomentar o empreendedorismo e a inovação. 

Para conhecer mais detalhes sobre o livro “Pontes para a inovação: como criar um ecossistema empreendedor”, saber mais sobre seus autores e organizadores ou comprar o seu exemplar, clique aqui