Por Redação em 13/04/2021

De acordo com estudo da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o potencial de produção de biogás do setor sucroenergético no Brasil é de 57,6 milhões m³/dia. Os resíduos purificados também podem dar origem ao biometano.

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo. Com uma área plantada de cerca de 8,5 milhões de hectares, o setor sucroenergético nacional exportou, em 2020, 30,8 milhões de toneladas de açúcar, o que representa um crescimento de 72% em relação ao ano anterior.

Já o etanol não teve um desempenho tão positivo, especialmente em função da pandemia e dos lockdowns pelo país, que trouxeram a queda do consumo do biocombustível. De qualquer forma, a produtividade das usinas é cada vez maior e o setor sucroenergético já desponta como uma grande oportunidade para geração de biogás

Potencial pode suprir 34,5% de eletricidade e 70% de diesel no país

Além do setor sucroenergético, a Abiogás aponta que se fossem aproveitadas todas as outras fontes, como proteína animal (35 milhões m³/dia), produção agrícola (18,1 milhões m³/dia) e saneamento (6,1 milhões m³/dia), o Brasil poderia suprir 34,5% da demanda de energia elétrica e 70% da demanda de diesel.

 No ano passado, além da vinhaça, a torta de filtro passou a ser utilizada por uma usina para a geração do biogás. Esse aumento da participação dos resíduos faz com que o potencial do segmento seja bastante promissor. 

Reformas impulsionarão a geração de biogás

Além da maior quantidade de subprodutos usados como matérias-primas para geração, a associação estima que produção de biogás deve ser impulsionada nos próximos anos pelas reformas em andamento no setor energético (Novo Mercado do Gás e Modernização do Setor Elétrico) e pelo fortalecimento do Programa RenovaBio. 

Pela importância da geração de energia limpa e descarbonização, e também por resolver outras questões essenciais (como o saneamento básico), os projetos de biogás estão em expansão no país. A Abiogás ressalta que em 2020 entraram em operação 69 novas usinas de geração de energia elétrica movidas a biogás. Uma delas é híbrida, com a geração também de energia solar fotovoltaica. As novas plantas totalizam cerca de 50 MW de capacidade instalada. 

 

Agronegócio

A ENGIE Brasil, maior empresa privada de geração de energia, transporte de gás e soluções energéticas do país, produziu uma série especial de vídeos com foco no agronegócio nacional. O novo canal disponível no blog Soluções ENGIE e também no perfil da ENGIE do youtube, traz entrevistas com especialistas e referências do segmento sobre geração de energia de fontes renováveis, novas tecnologias e as tendências do agribusiness.

Saiba mais