Por Redação em 09/11/2020

A aproximação de datas importantes para o varejo, como a Black Friday e o Natal, é sinônimo de lojas cheias e horários estendidos. Isso também quer dizer que as despesas das lojas com utilidades como água e energia, por exemplo, tendem a subir. Porém, algumas soluções da ENGIE podem ajudar o varejo multi-site — ou seja, com várias unidades — a economizar.

SIG Energy

Uma das chaves para o varejo economizar é buscar estratégias inteligentes, como soluções integradas de gestão e gerenciamento. Neste sentido, uma das soluções oferecidas pela ENGIE é o SIG Energy, um sistema integrado de gestão.

Com ele é possível fazer a consultoria e a análise das faturas rapidamente, mas sem abrir mão de precisão. O sistema facilita, por exemplo, o controle das faturas das unidades. Afinal, quando há vários pontos de venda, fazer o controle e o operacional destas filiais pode ser complexo. Porém, com o SIG Energy, a própria plataforma automatiza a busca da fatura na concessionária antes do vencimento.

Ainda de forma automática, há, por exemplo, a análise dos dados, auditoria e verifica-se a existência de possíveis anomalias nas contas. Assim, economizam-se R$ 2,7 milhões com gestão de energia.

Follow Energy

Já o Follow Energy vai um pouco além e permite fazer a gestão e gerenciamento do consumo de energia. Por meio da internet, é possível programar os equipamentos de todas as unidades da empresa. Assim, remotamente, o gestor pode definir novos horários para acionar ou desligar os aparelhos. Além disso, o sistema pode desativar cargas não essenciais para manter o conforto e, assim, diminuir a demanda por energia.

A partir dos dados que o Follow Energy capta, a ENGIE consegue identificar pontos em que é possível reduzir a conta de energia.

O Follow Energy, contudo, não se restringe à energia. Não só ele pode controlar aspectos que afetam este consumo — como climatização — como ajuda a controlar o gasto de água e gás. Isso porque as soluções podem ser adaptadas para cada setor do varejo.
E tudo isso pode ser feito a partir de um computador ou mesmo de um dispositivo móvel, como celular ou tablet.

Energy as a service

A ENGIE possui soluções descarbonizadas e abrangentes, para monitoramento de energia no processo produtivos e equipamentos; autogeração de energia com projetos de eficiência energética, utilizando biomassa, vapor ou energia solar; operação e manutenção dos sistemas de climatização nos ambientes de conforto e produtivo; e manutenções elétricas e eletromecânicas. Além disso, a empresa disponibiliza softwares de automação com sensoriamento em equipamentos e monitoramento destes ativos. Tudo isso, dentro do contexto de "energy as a service", colocando a energia como um serviço completo vendido aos clientes.

Saiba mais