Por Redação em 12/01/2021

O Superior Tribunal de Justiça, no Distrito Federal, terá energia produzida a partir de uma usina solar. O Tribunal, contudo, não precisará desembolsar um vultoso investimento inicial. Isso porque o contrato é em forma de locação de sistema. Ou seja, o Tribunal paga uma espécie de aluguel para que o consórcio Sol da Justiça instale e opere os equipamentos.

“A vantagem (da locação) é não ter que dispor do alto investimento para construção e manutenção do parque, dinheiro que muitas vezes o órgão público não tem”, explica Julio Cesar Ferreira da Silva, gerente da Quantum Solar. Ele acredita que a modalidade de aluguel é vantajosa porque os recursos economizados na instalação podem ser destinados a outros fins.

Modelo traz economia e menos emissões para tribunal

A empresa catarinense Quantum Solar forma, junto da espanhola Soliker Energia, o consórcio vencedor do leilão. O projeto de geração distribuída será instalado no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia, e é capaz de geral 7.000 MWh por ano.

O uso da energia solar no Tribunal vai evitar a “emissão de 92.750.000 quilos de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases que geram o efeito estufa”, acrescenta Ferreira da Silva.

Energia solar pode ser vantagem com PLD Horário

O executivo também ressalta a importância da energia solar para a economia. “Acredito que o solar possa ajudar em muito no crescimento da economia, que sofreu muito durante o ano de 2020 em decorrência da pandemia que estamos atravessando”, conclui.

Vale ressaltar, ainda, que a energia solar pode oferecer um benefício extra a partir de 1º de janeiro, quando entra em vigor o PLD horário. Com cálculo a cada hora, a energia nos horários de pico, como o fim da manhã e começo da tarde será mais cara. Assim, como apontado durante a Maratona PLD Horário, a energia solar não só é mais sustentável como ainda gera mais eletricidade justamente nos horários de pico.

Energia solar

A ENGIE oferece soluções de energia solar que vão desde a visita técnica de viabilidade, passando pelo desenho do projeto, trâmites com a concessionária, até a manutenção do sistema instalado, além de permitir ao cliente o acompanhamento de todas essas etapas. Entre as vantagens de instalar um sistema solar estão: economia com energia, rápido payback, zero emissões de gases poluentes e marketing verde.

Saiba mais