Por Redação em 11/05/2021

A ENGIE conta com tecnologia de gêmeo digital, que é capaz de virtualizar um ambiente e criar simulações e que permite realizar, por exemplo, a manutenção preditiva com foco em eficiência energética. A tecnologia foi desenvolvida pela Minerva Controls, empresa egressa da  Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).

“Começamos o projeto com a ENGIE no início de 2020 para aplicar a plataforma de Manutenção Preditiva da Minerva Controls para fazer o monitoramento e diagnóstico de sistemas de ar condicionado”, explica Rodrigo Juliani, fundador e CEO da Minerva Controls.

Segundo ele, a plataforma desenvolvida para a ENGIE utiliza gêmeos digitais dinâmicos dos ativos monitorados para calcular o seu comportamento esperado em cada condição específica de funcionamento e, pela comparação entre o comportamento esperado e o comportamento observado dos ativos, indica a necessidade de manutenção.

“O objetivo do projeto foi implementar uma plataforma que permita a manutenção preditiva com foco em eficiência energética e operacional de sistemas de ar-condicionado e também a melhor gestão das equipes e serviços de manutenção”, explica. “A plataforma permite então uma melhora significativa das operações de manutenção”.

O foco do projeto com a ENGIE foi em sistemas de ar condicionado. Mas a plataforma de Manutenção Preditiva da Minerva Controls é flexível e pode ser aplicada em diversos segmentos. “Além dos sistemas de ar condicionado, já realizamos outras iniciativas em sistemas de geração eólica e fotovoltaica, trocadores de calor, válvulas de controle e equipamentos industriais em geral. O único requisito para aplicação da solução é a instrumentação e o acesso a dados de operação dos sistemas monitorados”, destaca.

O projeto foi concluído em março de 2021. A plataforma foi customizada para sistemas de ar-condicionado e integrada a outros sistemas da ENGIE, estando pronta para uso. Também foi feita uma aplicação piloto com alguns equipamentos selecionados pela ENGIE para validar e demonstrar o funcionamento da solução.

Gêmeos digitais marcam nova fase de transformação nas indústrias

Considerada uma das tendências para a transição digital e para a transformação das industrias rumo ao ambiente 4.0, gêmeos digitais criam um ambiente virtual e simulam equipamentos, processos e situações, que podem tornar a indústria mais competitiva ao ampliar as possibilidades de sua aplicação.